Fundação de Roma
A data da Fundação de Roma foi estabelecida em 21 de Abril de 753 a.C. pelo historiador Marco Terêncio Varrão (116 a.C.-27 a.C.). Os romanos elaboraram um complexo conto mitológico sobre a origem da cidade e do estado, que uniu à obra histórica de Tito Lívio e à obra poética de Virgílio e Ovídio, todos da era de Augusto. Naquela época, as lendas oriundas de textos mais antigos foram trabalhadas e fundidas num conto único, no qual o passado mítico foi interpretado em função dos interesses do Império.
A Fundação de Roma é, lendariamente, atribuída a Rômulo e Remo. Diz a lenda que quando Tróia caiu (século XII a.C.), o príncipe troiano Enéias conseguiu salvar-se. Após uma longa peregrinação, chegou ao Lácio. Eneias ter-se-ia ficado permanente junto ao rio Tibre, onde se casou com uma filha do rei Latino. O filho de Enéias fundou a cidade de Alba Longa. O Tempo passou e os descendentes de Enéias reinavam em Alba. Um deles, Numitor, três séculos mais tarde, foi deposto e feito prisioneiro por Amúlio, seu irmão. Amúlio matou um sobrinho e, para que não houvesse descendência, colocou a sua sobrinha, Réia Silvia, num colégio de Vestais, transformando-a em Vestal (sacerdotisa virgem) .
Um dia, segundo a versão mais corrente da lenda, a jovem vestal terá ido buscar água a um sacrifício num bosque sagrado, junto ao rio Tibre, quando foi seduzida por Marte (Deus da Guerra), que a engravidou, tendo nascido desta união proibida dois gêmeos: Rómulo e Remo. Quando nasceram, foram abandonados numa cesta e atirados para o rio Tibre, a ordens do seu tio Amúlio, temeroso que estas crianças viessem futuramente a destroná-lo. A correnteza do Tibre, em vez de as levar para o mar, milagrosamente, depositou-as num lugar seco, perto do Monte Palatino. Rômulo e Remo foram salvos por uma loba enviada por Marte quando chegaram ao local de fundação da cidade. A loba criou-os e os amamentou juntamente com as suas crias, na sua gruta, no Lupercal, o que garantiu sua sobrevivência. Depois, um casal de pastores, Fáustulo e Larência, encoutrou-os e os criou.
Fundação de Roma
Retrato de Ovídio
———
Retrato de Tito Lívio
———
Retrato de Virgilio
———
Rômulo e Remo
———
Rômulo a interrogar os presságios
———
Sabinos
———